Baralhações

O “Baralhações” é um material lúdico-pedagógico, com a forma de um baralho, constituído por 80 cartas ilustradas e respectivo manual de apoio,que remetem para a abordagem do tema “Emoções”.

A exploração deste material visa criar um espaço de partilha de vivências em grupo, no qual se pretende promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Neste sentido, permite desenvolver a expressão oral, pensamento criativo, aceitação do outro, funcionamento em equipa e acima de tudo a identificação, controlo e gestão de emoções, bem como um sentimento de reconhecimento e de pertença, essenciais à consolidação da auto estima e da integração social.

O “Baralhações” pode ser utilizado em variados contextos de trabalho ou lazer, dos quais são exemplos: dinamização de grupos, ações de formação, debate sobre um tema e a avaliação de um acontecimento.

Embora a ARISCO organize Ações de Formação centradas na utilização do “Baralhações”, este é o único Material ARISCO de venda livre ao público, não sendo obrigatória qualquer Formação para a sua aquisição e utilização em diferentes contextos.